Exemplo de Aplicação prática de UX no Google

Fala, líder, tudo bem?

Hoje vou te mostrar um exemplo de aplicação de UX que o Google fez ao implementar funcionalidades no seu produto Google Workspace.

Lembra-se: UX é sobre colocar quem usa o produto no centro de qualquer decisão que se pretende fazer. Neste post, dou 5 práticas de como aplicar UX em seus projetos, confere lá!

A minha intenção é te mostrar como grandes empresas aplicam UX de forma sutil e, dessa forma, trazer para a nossa realidade as práticas que estão ao nosso alcance de fazer.

Esse é um comunicado de atualização que eu recebo para ficar antenado nos lançamentos dos produtos, mas o que me chamou atenção não foi a funcionalidade e sim a comunicação. Veja comigo:

veja a primeira frase: 

“Ouvimos de nossos clientes que, para gerenciar efetivamente a atividade do AppSheet em suas organizações, eles precisam de visibilidade sobre seu uso.” UX é sobre isso!
Havia uma necessidade dos administradores de ter visibilidade, e eles deram.
Olha o que vem a seguir: “fornece aos administradores essas métricas críticas” — eles sabem que UX também é trabalhar com métricas.
Eles lançaram o produto, coletaram feedbacks de quem usa e melhoraram o produto! É sobre isso!

O que acontece na maioria das empresas? Insistimos em implementar uma pilha de funcionalidades e já começamos a pensar na próxima, sem voltar para ouvir quem realmente usa ou analisar os números. É ou não é?

Conclusão

Quando falamos de experiência do usuário, há uma série de técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas, como: mapa da jornada do usuário, blueprint, canvas de proposta de valor, validação e pesquisa, dentre outras.

A questão é que o mais importante é colocar o usuário do produto em primeiro lugar e entender o que funciona para eles.

Logicamente, essas empresas têm estratégias para seus produtos e não podem sair implementando tudo que as pessoas pedem ou falam que querem, mas saber ouvir e discernir o que pode ser incorporado ao produto é o que importa.

Comece a reparar na comunicação dessas grandes empresas de tecnologia e serviços, veja que elas sempre falam em ouvir o usuário para depois melhorar o produto e não o contrário, de construir o produto pra depois ver se o usuário vai gostar.

A partir deste momento, você vai começar a prestar mais atenção nas comunicações dessas empresas e, principalmente, começar a direcionar essas práticas nos seus projetos.

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima